Saúde das Mamas

Conhecendo a Mama

A mama, em sua maior parte, é constituída por tecido gorduroso e tecido conjuntivo. Cada mama possui de 15 a 20 lobos e cada lobo é formado por 20 a 40 estruturas menores denominadas lóbulos. Os lóbulos são constituídos pela unidade ductolobular terminal e por ácinos. É no lóbulo que o leite é secretado. Os ácinos, lóbulos e lobos são ligados por uma rede de tubos finos, os ductos, que são encarregados de conduzir o leite até o mamilo. Os espaços em torno dos lóbulos e dos ductos estão preenchidos com tecido gorduroso e pelo tecido de sustentação, além de vasos sanguíneos e vasos linfáticos.
A mama não tem músculo na sua constituição. Este encontra-se debaixo do tecido mamário, separando as mamas das costelas.

Como Cuidar da Saúde de Sua Mama

• Realizar o auto-exame das mamas mensalmente
  • Exame clínico anual realizado pelo mastologista ou pelo ginecologista
  • Mamografia realizada anualmente a partir dos 40 anos ou de acordo com orientação médica

Dicas Para o Seu Dia-a-dia:

• Mantenha uma alimentação balanceada, rica em fibras, frutas, verduras, cereais e carnes magras
  • Cuidar do seu peso
  • Não fumar
  • Não consumir bebidas alcóolicas em excesso
  • Praticar atividades físicas
  • Cuidar dos seus sentimentos. Seja feliz!!!

Fatores de Risco:

Qualquer mulher, em qualquer idade, pode desenvolver um câncer de mama. Alguns fatores podem contribuir ainda mais para o surgimento da doença:

• História familiar
  • Mutação genética
  • Primeira menstruação antes dos 12 anos
  • Menopausa após os 55 anos
  • Envelhecimento
  • Radiação anterior das mamas
  • Mulher branca
  • Primeiro filho após os 30 anos
  • Uso de anticoncepcionais por tempo prolongado
  • Terapia de reposição hormonal após a menopausa
  • Sobrepeso e obesidade
  • Sedentarismo
  • Tabagismo
  • Consumo de bebidas alcóolicas
  • Raça branca

Conhecendo o Câncer de Mama

O câncer de mama é uma doença que ocorre devido a perda da capacidade das células de limitar e controlar o seu próprio crescimento, multiplicando-se rapidamente sem controle. No início, o câncer geralmente não causa dor ou outros sintomas, porém a medida que ele cresce, pode causar algumas alterações. O câncer de mama tem uma forte associação a genes específicos que podem apresentar mutações hereditárias, aumentando a ocorrência dessa doença.

Sinais e Sintomas do Câncer de Mama:

• Aparecimento de um nódulo ou de um espessamento na mama ou na região da axila
  • Alteração no tamanho ou na forma da mama
  • Alteração no aspecto da mama, aréola ou mamilo
  • Saída de secreção espontânea pelo mamilo, sensibilidade no mamilo ou retração do mamilo
  • Enrugamento ou endurecimento da mama (a pele da mama adquire um aspecto de casca de laranja), mama mais esticada, abaulada ou retraída em algum ponto
  • Aparecimento de vermelhidão ou outra alteração na pele

Estou Com Câncer de Mama, e Agora?

O tratamento recomendado para o câncer de mama depende do tipo do tumor e também do estágio da doença.
Para cada tipo de câncer haverá um tratamento específico, entre eles cirurgia, quimioterapia, radioterapia e terapia hormonal.

Cada caso é um caso e tudo deve ser discutido com o médico que cuida de você. Um tumor detectado precocemente apresenta maior chance de cura. Previna-se.