Saúde das Mamas

conhecendo-mama

Conhecendo a Mama

A mama, em sua maior parte, é constituída por tecido gorduroso e tecido conjuntivo. Cada mama possui de 15 a 20 lobos e cada lobo é formado por 20 a 40 estruturas menores denominadas lóbulos. Os lóbulos são constituídos pela unidade ductolobular terminal e por ácinos. É no lóbulo que o leite é secretado. Os ácinos, lóbulos e lobos são ligados por uma rede de tubos finos, os ductos, que são encarregados de conduzir o leite até o mamilo. Os espaços em torno dos lóbulos e dos ductos estão preenchidos com tecido gorduroso e pelo tecido de sustentação, além de vasos sanguíneos e vasos linfáticos.
A mama não tem músculo na sua constituição. Este encontra-se debaixo do tecido mamário, separando as mamas das costelas.

Como Cuidar da Saúde de Sua Mama

Realizar o auto-exame das mamas mensalmente
Exame clínco anual realizado pelo mastologista ou pelo ginecologista
Mamografia realizada anualmente a partir dos 40 anos ou de acordo com orientação médica

Dicas Para o Seu Dia-a-dia:

Mantenha uma alimentação balanceada, rica em fibras, frutas, verduras, cereais e carnes magras
Cuidar do seu peso
Não fumar
Não consumir bebidas alcóolicas em excesso
Praticar atividades físicas
Cuidar dos seus sentimentos. Seja feliz!!!

Fatores de Risco:

Qualquer mulher, em qualquer idade, pode desenvolver um câncer de mama. Alguns fatores podem contribuir ainda mais para o surgimento da doença:

História familiar
Mutação genética
Primeira menstruação antes dos 12 anos
Menopausa após os 55 anos
Envelhecimento
Radiação anterior das mamas
Mulher branca
Primeiro filho após os 30 anos
Uso de anticoncepcionais por tempo prolongado
Terapia de reposição hormonal após a menopausa
Sobrepeso e obesidade
Sedentarismo
Tabagismo
Consumo de bebidas alcóolicas
Raça branca

Conhecendo o Câncer de Mama

O câncer de mama é uma doença que ocorre devido a perda da capacidade das células de limitar e controlar o seu próprio crescimento, multiplicando-se rapidamente sem controle. No início, o câncer geralmente não causa dor ou outros sintomas, porém a medida que ele cresce, pode causar algumas alterações. O câncer de mama tem uma forte associação a genes específicos que podem apresentar mutações hereditárias, aumentando a ocorrência dessa doença.

Sinais e Sintomas do Câncer de Mama:

Aparecimento de um nódulo ou de um espessamento na mama ou na região da axila
Alteração no tamanho ou na forma da mama
Alteração no aspecto da mama, aréola ou mamilo
Saída de secreção espontânea pelo mamilo, sensibilidade no mamilo ou retração do mamilo
Enrugamento ou endurecimento da mama (a pele da mama adquire um aspecto de casca de laranja), mama mais esticada, abaulada ou retraída em algum ponto
Aparecimento de vermelhidão ou outra alteração na pele

Estou Com Câncer de Mama, e Agora?

O tratamento recomendado para o câncer de mama depende do tipo do tumor e também do estágio da doença.
Para cada tipo de câncer haverá um tratamento específico, entre eles cirurgia, quimioterapia, radioterapia e terapia hormonal.

Cada caso é um caso e tudo deve ser discutido com o médico que cuida de você.

Um tumor detectado precocemente apresenta maior chance de cura.

Previna-se